Perguntas Frequentes
01. Quais os horários de funcionamento das Bibliotecas?
Biblioteca Setorial Josineide da Silva Tavares (BSJST): Segunda a sexta-feira das 08h às 19h. (com atendimento ao público até às 18:50), ininterruptamente, excetuando-se sábados, domingos, feriados e pontos facultativos.
Biblioteca Setorial II (BIB II): segunda a sexta-feira das 08h às 19h. (com atendimento ao público até às 18:50), ininterruptamente, excetuando-se sábados, domingos, feriados e pontos facultativos.
Biblioteca Setorial Campus do Tauarizinho (BSCT): segunda a sexta-feira das 08h às 12h e 14h às 18h (com atendimento ao público até às 17:50), excetuando-se sábados, domingos, feriados e pontos facultativos.
Biblioteca do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (BIBIETU): segunda a sexta-feira das 8h às 12h e 14h às 20h (com atendimento ao público até às 19:50), excetuando-se sábados, domingos, feriados e pontos facultativos.
Biblioteca do Instituto de Engenharia do Araguaia (BIBIEA): segunda a sexta-feira das 9h às 20h(com atendimento ao público até às 19:50), ininterruptamente, excetuando-se sábados, domingos, feriados e pontos facultativos.
Biblioteca Prof.ª Maria Conceição Tavares de Almeida “Ceiça” (BIBMCTA): segunda, quarta e quinta-feira das 8h às 12h e 14h a 21h e terça e sexta-feira das 14h às 18h, excetuando-se sábados, domingos, feriados e pontos facultativos.
Biblioteca do Instituto de Estudos do Xingu (BIEX): segunda-feira das 8h às 12h e 16h às 20h e terça a sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h, excetuando-se sábados, domingos, feriados e pontos facultativos.
02. O que é necessário para efetuar meu cadastro na Biblioteca?
Para que o usuário realize o seu cadastro na Biblioteca é obrigatório que possua vínculo com a Unifesspa (discentes e servidores) e apresente um documento oficial com foto.
03. Como faço para saber se tem um livro nas bibliotecas da Unifesspa?
Acessando o módulo SIGAA/BIBLIOTECA através do link: https://sigaa.unifesspa.edu.br/sigaa/public/biblioteca/buscaPublicaAcervo.jsf?aba=p-biblioteca
04. Até quantos exemplares poderei emprestar?
Para discentes até 03 títulos, restritos a um exemplar de cada, no prazo de 07 dias ininterruptos. Para docentes efetivos, professores substitutos e técnico-administrativos, até 05 títulos, restritos a um exemplar de cada, pelo prazo de 10 dias ininterruptos.
05. Como funciona a renovação?
A renovação bibliográfica é concedida uma única vez pelo período de 07 (sete) dias, para discentes, técnico-administrativos e professores substitutos, e de 10 (dez) dias, para docentes efetivos. Deverá ser realizada, impreterivelmente, no último dia do prazo estabelecido para a devolução da obra até às 23h59min via Sistema SIGAA, pelo próprio usuário ou na Biblioteca, via Setor de Referência, durante o horário de funcionamento da mesma, desde que não haja solicitação de reserva feita por outro usuário.
06. Como faço a renovação on-line?
Acessando o módulo SIGAA, clicando na aba "Biblioteca" e em “Empréstimos”, selecionar a opção “Renovar meus Empréstimos”, depois selecionar os materiais a serem renovados e clicar no botão “Renovar Empréstimos Selecionados”.
07. Não consigo renovar pelo SIGAA, e agora?
Caso o usuário tenha problemas ao realizar a renovação on-line, poderá fazê-la presencialmente no Setor de Referência (balcão de atendimento). Caso não seja possível realizar a renovação de nenhuma das formas mencionadas, o usuário deverá salvar a página de erro e apresentá-la à coordenação da Biblioteca no dia seguinte para resolver a situação.
08. A obra com reserva pode ser renovada?
Não. A reserva se sobrepõe à renovação.
09. Como funciona a reserva de material?
O usuário poderá efetivar uma reserva bibliográfica, via SIGAA on-line, em qualquer dia/horário, ou, via Setor de Referência, durante o horário de funcionamento da Biblioteca. O atendimento às reservas obedecerá à ordem cronológica das solicitações. Não será permitida a reserva de obra que já se encontre em poder do usuário. Não será permitida a reserva de obras de consulta local.
10. Posso reservar um livro que esteja disponível no acervo?
Não. A reserva só será permitida quando todos os exemplares regulares de um título estiverem emprestados.
11. Onde retiro a obra reservada?
No Setor de Referência (balcão de atendimento) da Biblioteca onde foi feita a reserva.
12. Qual o prazo para retirar a obra reservada?
O usuário tem 24 horas, a contar da disponibilidade do material reservado. As obras reservadas serão liberadas para empréstimo durante o horário de funcionamento da Biblioteca.
13. Meu amigo pode emprestar ou renovar uma obra em meu nome?
Não. O empréstimo e a renovação são intransferíveis.
14. Meu amigo pode devolver uma obra em meu nome?
Sim.
15. Posso fazer a devolução das obras em meu poder em qualquer biblioteca da Unifesspa?
Não. A devolução do material será somente na biblioteca onde foi realizado o empréstimo.
16. Como funciona o empréstimo entre bibliotecas?
O usuário, caso tenha interesse, poderá solicitar o empréstimo de obras pertencentes às bibliotecas de outros campi da Unifesspa, desde que as mesmas não sejam de consulta local. A solicitação deverá ser feita junto à Biblioteca do Campus, informando os dados bibliográficos da obra requerida, bem como a biblioteca de origem do material. Informamos que a distribuição dos materiais é realizada pelos Correios e os prazos de entrega variam de 5 a 15 dias úteis, conforme a unidade a qual pertence o material.
17. Existem materiais com regras de circulação diferenciadas?
Sim. Cada título bibliográfico terá obrigatoriamente um exemplar denominado “consulta”, restrito ao acesso interno nos dias e horários de funcionamento da Biblioteca. O “exemplar de consulta” não será, em nenhuma hipótese, disponibilizado para empréstimo domiciliar, sendo apenas liberado para reprografia. Não é permitido o empréstimo domiciliar ou reprográfico de obras de referência, mapas e materiais digitais. Normas técnicas, relatórios de estágio, trabalhos acadêmicos e exemplares de consulta local serão liberados somente para empréstimo reprográfico.
18. Como ex-aluno ainda posso retirar livros nas bibliotecas da Unifesspa?
Não. O empréstimo domiciliar é exclusivo para discentes e servidores com vínculo ativo na Unifesspa. O usuário que não possuir vínculo institucional ativo, terá direito apenas ao serviço de consulta local.
19. Como proceder em caso de extravio ou roubo de material da Biblioteca sob a minha responsabilidade?
Em caso de extravio, furto, roubo ou dano involuntário do material que esteja sob a responsabilidade do usuário, este deverá dirigir-se, o mais breve possível, à Coordenação da Biblioteca onde realizou o empréstimo do material, a fim de realizar os trâmites para a reposição idêntica do patrimônio público, no prazo acordado e dentro dos critérios estabelecidos pela referida Coordenação. Não serão aceitos livros usados para reposição de obra.
20. O que é a Certidão Negativa de Débito Bibliográfico (Nada Consta), qual a sua finalidade e como solicitá-la?
A Certidão Negativa de Débito Bibliográfico, ou simplesmente “Nada Consta” é um documento no qual se declara não existir débitos nas bibliotecas da Unifesspa em nome do usuário solicitante. Somente deverá ser solicitado/emitido quando ocorrer a desvinculação temporária ou permanente do usuário com a instituição (no trancamento de matrícula, na conclusão de curso, na exoneração, encerramento de contratos, na redistribuição, etc.), uma vez que, tendo emitido o documento, o usuário não poderá mais realizar empréstimos. O Nada Consta é exigido para a liberação dos diplomas acadêmicos.
21. Estou com problemas relacionados à biblioteca, como devo proceder?
O usuário deverá entrar em contato com a biblioteca na qual tem problemas, diretamente no Setor de Referência (balcão de atendimento), e-mail ou telefone, conforme a situação, será encaminhado à Coordenação da Biblioteca.
22. Gostaria de sugerir títulos para compor o acervo, como devo proceder?
A seleção dos títulos que compõem o acervo é de responsabilidade das faculdades, levando em consideração as bibliografias básicas e complementares que compõem os PPC’s dos cursos. Caso o usuário tenha interesse em sugerir obras para o acervo, deverá encaminhar a proposta a sua faculdade.
23. Como faço para doar livros para a biblioteca?
Para fazer uma doação, o usuário deverá enviar à Biblioteca, via e-mail, uma lista contendo as referências bibliográficas das obras a serem doadas. Após análise, a Biblioteca enviará uma resposta sinalizando os títulos de potencial relevância para a instituição. O usuário então deverá encaminhar as obras selecionadas à Biblioteca onde assinará um Termo de Doação.
24. Como faço para solicitar a ficha catalográfica?
A solicitação de ficha catalográfica é feita via SIGAA ou pelo e-mail, direcionada à biblioteca da Unidade a qual pertence o seu curso.
25. O que é necessário para solicitar a elaboração da ficha catalográfica?
Para elaboração da ficha é necessário anexar o trabalho na íntegra (trabalho concluído) em arquivo único, no formato doc. ou docx.
Em caso de trabalhos ainda não concluídos, é necessário enviar os seguintes itens, em arquivo único, formato doc. ou docx:
- Folha de rosto da monografia (contendo o nome completo do orientador e do coorientador quando houver);
- Resumo em língua portuguesa com as palavras-chave;
- Quantidade estimada de folhas do trabalho;
- Informar a presença de ilustrações, exceto gráficos, tabelas e quadros;
- Informar se as ilustrações são coloridas ou em preto e branco.
26. Posso solicitar a minha ficha catalográfica para qualquer biblioteca da Unifesspa?
Não. A ficha catalográfica deverá ser solicitada à biblioteca que atende o seu curso.
27. Qual o prazo para minha ficha catalográfica ficar pronta?
O prazo estabelecido para o envio da Ficha Catalográfica é de até 15 (quinze) dias úteis após o recebimento da solicitação, porém, atenderemos o mais breve possível conforme a demanda da Unidade e respeitando a ordem de chegada no e-mail.
28. Como eu sei que a biblioteca recebeu a minha solicitação de ficha catalográfica?
A biblioteca envia uma mensagem de confirmação em um prazo de até 2 dias úteis. Caso não receba a confirmação neste prazo, verifique se o e-mail utilizado está correto e reenvie a solicitação.
29. Se eu enviar várias vezes a solicitação de ficha catalográfica serei atendido mais rápido?
Não. Caso você solicite várias vezes será considerada a última data para contagem do prazo estabelecido. Dessa forma, pedimos que após a confirmação do recebimento pela biblioteca, não seja feita movimentação no e-mail para que a ordem no e-mail não seja alterada.
30. O que faço se depois da defesa houver mudança no título, subtítulo, quantidade de páginas no meu trabalho?
Caso haja mudança, basta anexar o documento correto e solicitar a correção.
31. Como faço para pesquisar no repositório institucional?
Basta acessar o link: http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/
32. Posso publicar meu trabalho no repositório?
Sim, desde que sua publicação seja da Unifesspa.
33. Qual o procedimento para publicar meu trabalho no repositório?
O discente ou servidor deverá enviar o trabalho final após todas as correções sugeridas pela banca examinadora, juntamente com o termo de autorização assinado. O trabalho deverá estar normalizado de acordo com as normas vigentes da ABNT.
34. A biblioteca possui algum documento que ajude os alunos na normalização dos trabalhos acadêmicos?
Sim. A biblioteca possui o guia de trabalhos acadêmicos baseado nas normas vigentes da ABNT. Para acessar e fazer download basta clicar no link: https://sibi.unifesspa.edu.br/images/Guia_Trabalhos_Acadmicos.pdf
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