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Perguntas Frequentes

Publicado: Segunda, 13 de Março de 2017, 16h18 | Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2023, 15h53 | Acessos: 6059

01. Quais os horários de funcionamento das Bibliotecas?

Biblioteca Setorial Josineide da Silva Tavares (BSJST): Segunda a sexta-feira das 08h às 19h. (com atendimento ao público até às 18:50), ininterruptamente, excetuando-se sábados, domingos, feriados e pontos facultativos. 

Biblioteca Setorial II (BIB II): segunda a sexta-feira das 08h às 19h. (com atendimento ao público até às 18:50), ininterruptamente, excetuando-se sábados, domingos, feriados e pontos facultativos. 

Biblioteca Setorial Campus do Tauarizinho (BSCT): segunda a sexta-feira das 08h às 12h e 14h às 18h (com atendimento ao público até às 17:50), excetuando-se sábados, domingos, feriados e pontos facultativos. 

Biblioteca do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (BIBIETU): segunda a sexta-feira das 8h às 12h e 14h às 20h (com atendimento ao público até às 19:50), excetuando-se sábados, domingos, feriados e pontos facultativos. 

Biblioteca do Instituto de Engenharia do Araguaia (BIBIEA): segunda a sexta-feira das 9h às 20h(com atendimento ao público até às 19:50), ininterruptamente, excetuando-se sábados, domingos, feriados e pontos facultativos.

Biblioteca Prof.ª Maria Conceição Tavares de Almeida “Ceiça” (BIBMCTA): segunda, quarta e quinta-feira das 8h às 12h e 14h a 21h  e terça e sexta-feira das 14h às 18h, excetuando-se sábados, domingos, feriados e pontos facultativos.

Biblioteca do Instituto de Estudos do Xingu (BIEX): segunda-feira das 8h às 12h e 16h às 20h e terça a sexta-feira 8h às 12h e 14h às 18h, excetuando-se sábados, domingos, feriados e pontos facultativos.

02. O que é necessário para efetuar meu cadastro na Biblioteca?

Para que o usuário realize o seu cadastro na Biblioteca é obrigatório que possua vínculo com a Unifesspa (discentes e servidores) e apresente um documento oficial com foto.

03. Como faço para saber se tem um livro nas bibliotecas da Unifesspa?

Acessando o módulo SIGAA/BIBLIOTECA através do link: https://sigaa.unifesspa.edu.br/sigaa/public/biblioteca/buscaPublicaAcervo.jsf?aba=p-biblioteca

04. Até quantos exemplares poderei emprestar? 

Para discentes até 03 títulos, restritos a um exemplar de cada, no prazo de 07 dias ininterruptos. Para docentes efetivos, professores substitutos e técnico-administrativos, até 05 títulos, restritos a um exemplar de cada, pelo prazo de 10 dias ininterruptos.

05. Como funciona a renovação?

A renovação bibliográfica é concedida uma única vez pelo período de 07 (sete) dias, para discentes, técnico-administrativos e professores substitutos, e de 10 (dez) dias, para docentes efetivos. Deverá ser realizada, impreterivelmente, no último dia do prazo estabelecido para a devolução da obra até às 23h59min via Sistema SIGAA, pelo próprio usuário ou na Biblioteca, via Setor de Referência, durante o horário de funcionamento da mesma, desde que não haja solicitação de reserva feita por outro usuário.

06. Como faço a renovação on-line?

Acessando o módulo SIGAA, clicando na aba "Biblioteca" e em “Empréstimos”, selecionar a opção “Renovar meus Empréstimos”, depois selecionar os materiais a serem renovados e clicar no botão “Renovar Empréstimos Selecionados”.

07. Não consigo renovar pelo SIGAA, e agora?

Caso o usuário tenha problemas ao realizar a renovação on-line, poderá fazê-la presencialmente no Setor de Referência (balcão de atendimento). Caso não seja possível realizar a renovação de nenhuma das formas mencionadas, o usuário deverá salvar a página de erro e apresentá-la à coordenação da Biblioteca no dia seguinte para resolver a situação.

08. A obra com reserva pode ser renovada?

Não. A reserva se sobrepõe à renovação.

09. Como funciona a reserva de material?

O usuário poderá efetivar uma reserva bibliográfica, via SIGAA on-line, em qualquer dia/horário, ou, via Setor de Referência, durante o horário de funcionamento da Biblioteca. O atendimento às reservas obedecerá à ordem cronológica das solicitações. Não será permitida a reserva de obra que já se encontre em poder do usuário. Não será permitida a reserva de obras de consulta local.

10. Posso reservar um livro que esteja disponível no acervo?

Não. A reserva só será permitida quando todos os exemplares regulares de um título estiverem emprestados.

11. Onde retiro a obra reservada?

No Setor de Referência (balcão de atendimento) da Biblioteca onde foi feita a reserva.

12. Qual o prazo para retirar a obra reservada?

O usuário tem 24 horas, a contar da disponibilidade do material reservado. As obras reservadas serão liberadas para empréstimo durante o horário de funcionamento da Biblioteca.

13. Meu amigo pode emprestar ou renovar uma obra em meu nome?

Não. O empréstimo e a renovação são intransferíveis.

14. Meu amigo pode devolver uma obra em meu nome?

Sim.

15. Posso fazer a devolução das obras em meu poder em qualquer biblioteca da Unifesspa?

 Não. A devolução do material será somente na biblioteca onde foi realizado o empréstimo.

16. Como funciona o empréstimo entre bibliotecas?

O usuário, caso tenha interesse, poderá solicitar o empréstimo de obras pertencentes às bibliotecas de outros campi da Unifesspa, desde que as mesmas não sejam de consulta local. A solicitação deverá ser feita junto à Biblioteca do Campus, informando os dados bibliográficos da obra requerida, bem como a biblioteca de origem do material. Informamos que a distribuição dos materiais é realizada pelos Correios e os prazos de entrega variam de 5 a 15 dias úteis, conforme a unidade a qual pertence o material.

17. Existem materiais com regras de circulação diferenciadas?

Sim. Cada título bibliográfico terá obrigatoriamente um exemplar denominado “consulta”, restrito ao acesso interno nos dias e horários de funcionamento da Biblioteca. O “exemplar de consulta” não será, em nenhuma hipótese, disponibilizado para empréstimo domiciliar, sendo apenas liberado para reprografia. Não é permitido o empréstimo domiciliar ou reprográfico de obras de referência, mapas e materiais digitais. Normas técnicas, relatórios de estágio, trabalhos acadêmicos e exemplares de consulta local serão liberados somente para empréstimo reprográfico.

18. Como ex-aluno ainda posso retirar livros nas bibliotecas da Unifesspa?

Não. O empréstimo domiciliar é exclusivo para discentes e servidores com vínculo ativo na Unifesspa. O usuário que não possuir vínculo institucional ativo, terá direito apenas ao serviço de consulta local. 

19. Como proceder em caso de extravio ou roubo de material da Biblioteca sob a minha responsabilidade?

Em caso de extravio, furto, roubo ou dano involuntário do material que esteja sob a responsabilidade do usuário, este deverá dirigir-se, o mais breve possível, à Coordenação da Biblioteca onde realizou o empréstimo do material, a fim de realizar os trâmites para a reposição idêntica do patrimônio público, no prazo acordado e dentro dos critérios estabelecidos pela referida Coordenação. Não serão aceitos livros usados para reposição de obra.

20. O que é a Certidão Negativa de Débito Bibliográfico (Nada Consta), qual a sua finalidade e como solicitá-la?

A Certidão Negativa de Débito Bibliográfico, ou simplesmente “Nada Consta” é um documento no qual se declara não existir débitos nas bibliotecas da Unifesspa em nome do usuário solicitante. Somente deverá ser solicitado/emitido quando ocorrer a desvinculação temporária ou permanente do usuário com a instituição (no trancamento de matrícula, na conclusão de curso, na exoneração, encerramento de contratos, na redistribuição, etc.), uma vez que, tendo emitido o documento, o usuário não poderá mais realizar empréstimos. O Nada Consta é exigido para a liberação dos diplomas acadêmicos.

21. Estou com problemas relacionados à biblioteca, como devo proceder?

O usuário deverá entrar em contato com a biblioteca na qual tem problemas, diretamente no Setor de Referência (balcão de atendimento), e-mail ou telefone, conforme a situação, será encaminhado à Coordenação da Biblioteca.

22. Gostaria de sugerir títulos para compor o acervo, como devo proceder?

A seleção dos títulos que compõem o acervo é de responsabilidade das faculdades, levando em consideração as bibliografias básicas e complementares que compõem os PPC’s dos cursos. Caso o usuário tenha interesse em sugerir obras para o acervo, deverá encaminhar a proposta a sua faculdade.

23. Como faço para doar livros para a biblioteca?

Para fazer uma doação, o usuário deverá enviar à Biblioteca, via e-mail, uma lista contendo as referências bibliográficas das obras a serem doadas. Após análise, a Biblioteca enviará uma resposta sinalizando os títulos de potencial relevância para a instituição. O usuário então deverá encaminhar as obras selecionadas à Biblioteca onde assinará um Termo de Doação.

24. Como faço para solicitar a ficha catalográfica?

A solicitação de ficha catalográfica é feita via SIGAA ou pelo e-mail, direcionada à biblioteca da Unidade a qual pertence o seu curso.

25. O que é necessário para solicitar a elaboração da ficha catalográfica?

Para elaboração da ficha é necessário anexar o trabalho na íntegra (trabalho concluído) em arquivo único, no formato doc. ou docx.

Em caso de trabalhos ainda não concluídos, é necessário enviar os seguintes itens, em arquivo único, formato doc. ou docx:

- Folha de rosto da monografia (contendo o nome completo do orientador e do coorientador quando houver);

- Resumo em língua portuguesa com as palavras-chave;

- Quantidade estimada de folhas do trabalho;

- Informar a presença de ilustrações, exceto gráficos, tabelas e quadros;

- Informar se as ilustrações são coloridas ou em preto e branco.

26. Posso solicitar a minha ficha catalográfica para qualquer biblioteca da Unifesspa?

Não. A ficha catalográfica deverá ser solicitada à biblioteca que atende o seu curso.

27. Qual o prazo para minha ficha catalográfica ficar pronta?

O prazo estabelecido para o envio da Ficha Catalográfica é de até 15 (quinze) dias úteis após o recebimento da solicitação, porém, atenderemos o mais breve possível conforme a demanda da Unidade e respeitando a ordem de chegada no e-mail.

28. Como eu sei que a biblioteca recebeu a minha solicitação de ficha catalográfica?

A biblioteca envia uma mensagem de confirmação em um prazo de até 2 dias úteis. Caso não receba a confirmação neste prazo, verifique se o e-mail utilizado está correto e reenvie a solicitação. 

29. Se eu enviar várias vezes a solicitação de ficha catalográfica serei atendido mais rápido?

Não. Caso você solicite várias vezes será considerada a última data para contagem do prazo estabelecido. Dessa forma, pedimos que após a confirmação do recebimento pela biblioteca, não seja feita movimentação no e-mail para que a ordem no e-mail não seja alterada. 

30. O que faço se depois da defesa houver mudança no título, subtítulo, quantidade de páginas no meu trabalho?

Caso haja mudança, basta anexar o documento correto e solicitar a correção. 

31. Como faço para pesquisar no repositório institucional?

Basta acessar o link:  http://repositorio.unifesspa.edu.br/jspui/

32. Posso publicar meu trabalho no repositório?

Sim, desde que sua publicação seja da Unifesspa.

33. Qual o procedimento para publicar meu trabalho no repositório?

O discente ou servidor deverá enviar o trabalho final após todas as correções sugeridas pela banca examinadora, juntamente com o termo de autorização assinado. O trabalho deverá estar normalizado de acordo com as normas vigentes da ABNT.

  

34. A biblioteca possui algum documento que ajude os alunos na normalização dos trabalhos acadêmicos?

Sim. A biblioteca possui o guia de trabalhos acadêmicos baseado nas normas vigentes da ABNT. Para acessar e fazer download basta clicar no link: https://sibi.unifesspa.edu.br/images/Guia_Trabalhos_Acadmicos.pdf

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